terça-feira, 23 de abril de 2013

Um Novo Horizonte - Folha do Sul / 22/Abr/2013

Um Novo Horizonte

           Existe algo de novo no ar. Este algo novo são as perspectivas de novos investimentos na região, principalmente no município de Candiota. As imensas reservas de carvão mineral existentes neste municipio são praticamente inesgotáveis por séculos, mesmo com uma exploração intensa. Praticamente meio por cento do carvão mineral do planeta está lá! Por ser extraido a céu aberto seu custo é extremamente baixo e com um número mínimo de acidentes. Atualmente praticamente todo o carvão obtido é usado nas usinas termelétricas também localizadas no municipio, gerando renda, empregos, impostos, etc. Toda uma cultura industrial foi formada na nossa região com base nestas indústrias.

Por razões que prefiro não debater aqui, ocorreu todo um movimento político para que os investimentos nesta area ficassem estagnados por muitos anos. Finalmente no final da década passada a fase C das usinas em Candiota foi posta em operação. Foi necessária a possibilidade de novos apagões no pais para que o governo se sensibilizasse e desse sinal verde para a expansão deste setor e com isso viabilizando novos empreendimentos na nossa região.

É dificil e complicado precisar quantas usinas e qual o valor do investimento que irá se realizar, mas certamente serão muitos bilhões de dólares. Com a possibilidade do Polo Carboquímico e da instalação de unidades de cerâmica baseadas na argila da mina de carvão, este número deverá ser varias vezes maior. Outras empresas já estão se instalando em Candiota (Vogel, Fida e Revepam) para uso da cinza do carvão em produtos de alto valor agregado voltado para construção civil.

Todos estes investimentos certamente também trarão outros em manutenção, infra-estrutura, etc. Uma bola de neve começa a se formar e será importante que a região se prepare para o impacto que está para acontecer. Deverá haver um fluxo migratório de tamanho consideravel de pessoal técnico e administrativo, além de mão de obra não tão qualificada que deverá vir atraida pelos empregos que irão ser ofertados. Certamente entraremos em um novo ciclo de demanda e construção de imóveis e o comércio deverá viver um grande momento. Quem sabe não iremos ter finalmente um Shopping?

Será importante que exista uma preparação para este momento que se aproxima. Na instalação da fase C, chegou-se a instalar pessoal em containers pois era impossível encontrar imóveis para todo mundo. Alias seria importante revisar as lições que foram aprendidas neste periodo para se evitar a repetição dos mesmos problemas, que alias deverão estar a espreita em escala muito maior.

Se por tantos anos a região esteve estagnada, urge que ela agora esteja preparada para toda uma nova dinâmica que irá ocorrer. Prefeituras e empresas devem estar atentas para uma situação que mais que uma crise, deverá ser de grandes oportunidades. Inclusive o símbolo chinês para crise é o mesmo que para oportunidade.

As universidades locais poderão também tomar grande partido da situação pois a demanda por novos profissionais, atividades de apoio (pesquisa e extensão) ou simplesmente consultoria de campo deverá ser bastante grande. Compete mais do que nunca que estas instituições de ensino estejam na vanguarda dos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário