segunda-feira, 15 de abril de 2013

Segurança Pública e Investimento - Folha do Sul / 10.Dez.2012

Segurança Pública e Investimento

Segurança é como manutenção: quando existe e as coisas caminham normalmente, não fazemos conta de que ela existe, mas ao primeiro problema na falta da mesma, percebemos o quanto ela é importante. Sem a presença de uma força policial, bem treinada, remunerada adequadamente e com o devido suporte, teriamos toda uma serie de problemas. Muito embora muitas vezes lamentavelmente se tente colocar a culpa na policia sob os mais diversos argumentos, muitas vezes sem nenhuma lógica, seria interessante fazermos uma reflexão do que nos acontece nesta area.

Temos uma força policial com baixo efetivo, mal remunerada, praticamente sem nenhum apoio advocaticio ou psicológico, etc. Chega a ser dificil de acreditar que por vezes toda a cidade de Bagé, com quase 120.000 habiatantes, esteja sendo patrulhada por apenas 6 homens em 3 viaturas. Mais dificil ainda de acreditar que o soldo da Brigada Militar Gaucha seja o mais baixo do Brasil. Fico sem palavras ao saber que esta mesma força, apesar dos inúmeros problemas do dia a dia, não tem um sistema de defensoria da corporação para auxilio em casos legais, forçando o policial, no caso de ser acusado de algum problema, a ter que contratar um advogado com o seu próprio dinheiro, já tão minguado. E o apoio de um psicólogo, para pessoas como os brigadianos, submetidos a todo tipo de situação no dia a dia, deveria ser algo fundamental. O mais incrivel de tudo isto é que, apesar de todas estas deficiências, temos uma das melhores forças militares do Brasil.

Mas mais do que nunca estas deficiências, e outras que com certeza existem, precisam ser encaradas e resolvidas, para que possamos ter segurança para podermos trabalhar em paz. Paz e segurança significam também certeza de que iremos ter mais investimentos pois ninguem irá querer abrir uma loja, ou qualquer outro negócio, sabendo que poderá ser assaltado ou sofrer violência de qualquer natureza. Segurança é uma das condições primarias para prosperidade em qualquer sociedade. Um policial bem treinado e bem remunerado é um bem valioso para a comunidade. A nossa cidade de Bagé e vizinhança tem sofrido grandes modificações nos últimos anos, que certamente irão continuar no futuro e precisamos ter consciência de que segurança é também um patrimônio da comunidade.

Uma experiência muito conhecida em biologia é a de se colocar um sapo em água fria e esquentarmos a água pouco a pouco: o sapo se deixa cozinhar sem nenhuma reação. Contudo se colocarmos o mesmo sapo em água quente, este dará um pulo. Não podemos nos deixar apanhar como o primeiro sapo e ir aceitando paulatinamente que a força policial vá ficando sem o devido apoio do sistema político. Por isso precisamos ter consciência de que melhorias no sistema de segurança pública passam necessariamente por pressões das lideranças políticas e comunitarias. Este texto também é dedicado aos policiais civis que enfrentam problemas semelhantes e nem por isso deixam de ser tão profissionais como os militares. Fica a esperança de que poder caminhar sem preocupações pelas ruas desta nossa tão querida cidade possa continuar a ser realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário