domingo, 22 de junho de 2014

Manutenção / Folha do Sul - 28.Abril.2014



Manutenção

Estradas são essenciais para o desenvolvimento de qualquer região. Os antigos romanos já sabiam disso e a rede de estradas romanas dois mil anos atrás é um dos motivos do sucesso do Império Romano por um tempo tão longo e em uma extensão territorial também tão grande. Trechos destas estradas existem ainda hoje e mostram a engenhosidade dos engenheiros da época que tinham poucos recursos a disposição.
A região do Pampa é extensa, não resta dúvida. Nossa vocação agrícola e pecuarista necessita de transportes eficientes para escoamento da produção nas distâncias que cortam o sul do estado. Com produção recorde a cada ano isto pode ser atestado ao se viajar nos dias de hoje nas estradas. Levas e levas de caminhões carregados de soja, arroz, etc são testemunhas da pujança da economia local. Com certeza o excelente desempenho do campo ano irá se repetir nos anos vindouros.
A presença da estrada de ferro é outra vantagem nesta alavancagem econômica. Graças à estrada de rodagem e a via férrea temos grande competitividade para que estas atividades de produção sejam aproveitadas ao máximo. A ligação com o Porto do Rio Grande permite a tão desejada comunicação de escoamento com o resto do mundo. Soja gaúcha para o mercado internacional!
Mais do que nunca precisamos de manutenção nas nossas estradas e vias de comunicação. O custo de manutenção inicial de uma estrada é infinitamente inferior em relação ao custo de ter que consertar a estrada já em estágio final de degradação. Neste ponto podemos dizer que atualmente estamos bem pois raramente se ve algum problema nas estradas que saem de Bagé. Caso ocorra, em pouco tempo é sanado.
Também dentro da cidade necessitamos de manutenção adequada nas vias de acesso, principalmente nas áreas em que passa trânsito pesado. A degradação da estrada junto ao Parque do Gaúcho e da Área Industrial está tornando a simples passagem por ali uma verdadeira aventura digna de filme.
Isto é preocupante. Acabaremos tendo acidentes e veículos danificados. É necessário termos condições adequadas para o desenvolvimento da nossa economia. Maiores investimentos privados ocorrerão dentro de um clima propicio para tal e certamente vias danificadas não são exemplo de tal.
Dentro de um clima de tensão por causa de negociações salariais a nível municipal, precisamos pensar também que a vida continua e que é exatamente nesta época do ano que muito do trabalho que foi semeado ao longo do ano é colhido. Com ele é que virão os recursos e também os impostos. A manutenção da essencialidade é responsabilidade do executivo e se torna necessário atenção com a estrutura da cidade. Falta de geração de recursos por problemas de infraestrutura apenas significarão dificuldades maiores ainda no futuro vindouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário