terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Renovação / Folha do Sul - 24.Dezembro.2013



Renovação

Fim de ano. O tempo parece voar pois foi como ontem que estávamos celebrando o Natal de 2012. No nosso racionalismo prático de seres “modernos”, celebramos, arrumamos nossas casas e locais de trabalho, fazemos um balanço pessoal e também planejamos como irá ser o novo ano que se inicia. O símbolo natalino está mais do que nunca representado na estória do nascimento de um menino em um lugar humilde. Mais do que nunca é nesta época que se torna importante aterrissarmos do nosso orgulho moderno para este balanço que deveria ser muito mais espiritual que material.
O reencontro com amigos e familiares, muitos dos quais não vemos há muito tempo é parte desta grande celebração. Presentes são trocados, ceias são celebradas e mais do que nunca temos um espírito diferente em nós, um espírito de paz e boa vontade.
As luzes nas casas, o estilo das músicas, a alegria desta parte do ano, enfim tudo que cerca esta celebração faz com que ela seja sempre lembrada ao longo do ano como algo feliz e especial. O Espírito de Natal faz assim parte do nosso ethos social, parte intrínseca da alma da sociedade.
Renovação, reflexão e planos para o futuro. Tudo isto é na verdade algo muito ambicioso pois a intenção é que no ano vindouro pretendemos ser melhores e ir mais longe que no ano que se encerra. Para se atingir patamares mais altos necessitamos de menos orgulho e mais humildade, enfim precisamos nos despir de nossas armaduras artificiais e nos tornar seres humanos repletos de simplicidade de novo, olhando para o/a nosso/a companheiro/a ao lado como outro ser humano, tão igual a nós e tão digno de respeito como nós mesmos. Mais do que nunca, uma melhor sociedade deve ser calcada no respeito de uns pelos outros. Esta é a humildade, realçada na mensagem do Natal, e é através dela que podemos alçar voos maiores, de entendermos a mensagem, dita em qualquer religião, de amor e respeito pelo próximo.
Numa sociedade imersa em valores materialistas e egoístas, mais do que nunca precisamos desta mensagem natalina, como diria John Lennon: and so this is Christmas, and what have you done? (e portanto estamos no Natal e o que você fez?
Aproveito para desejar para os meus leitores, meus colegas na Folha do Sul, colegas e alunos na Universidade Federal do Pampa e enfim a todos os amigos:  Boas Festas e um Ano Novo repleto de coisas boas e plenas. Vamos imaginar, acreditar e trabalhar para, como na outra música do John Lennon, termos um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário