terça-feira, 8 de abril de 2014

Coragem e Mudança / Folha do Sul - 17.Março.2014



Coragem e Mudança

Está correndo um e-mail na internet sobre um certo Senhor Silvino Geremia, gaúcho de São Leopoldo. O Senhor Geremia seria empresario e segundo o texto, ele estaria tendo problemas com o fisco, mais precisamente com o INSS. As razões para tal são que ele pagaria, e isso desde há bastante tempo, a educação dos funcionários da empresa do mesmo, a Geremia, fabricante de equipamentos para a indústria de petróleo. O INSS teria entendido que este pagamento seria “salário camuflado” e portanto isto daria direito a cobrança do tributo. O Senhor Geremia protesta contra esta situação e com razão coloca que seria mais fácil para ele comprar uma mercedinha e sair por ai mostrando o carro para os amigos do que tentar melhorar a situação das pessoas que trabalham para ele. Sua posição é bem clara de protesto contra os absurdos do sistema. As colocações no texto são bastante transparentes e mostram um cidadão como todos nós, que trabalha, administra suas contas, procura superar os obstáculos, inúmeros do dia a dia, e que por fim também tenta construir um pais melhor, apesar dos problemas que o próprio sistema cria.
A estória parecia muito verdadeira para ser verdade. Mas uma pesquisa rápida no Google revelou que na verdade este imbróglio se passou em 1996. De fato foi publicado na revista Exame na época. O mais importante de tudo, a exposição dos fatos levou o Presidente da República, na ocasião, Senhor Fernando Henrique Cardoso, a mudar a lei.
Devido ao tal e-mail, o Senhor Geremia está recebendo hoje uma enxurrada de e-mails diariamente parabenizando-o por sua atitude corajosa. Talvez com um  atraso de 15 anos. Mas muitas das pessoas não sabem que se conseguiu uma mudança. O Senhor Geremia deveria ser cumprimentado muito mais por mostrar que uma mudança é possível, que o sistema não é totalmente insensível às nossas reivindicações. Seu protesto foi muito bem colocado e o centro de poder não pode ficar sem tomar uma atitude de mudança.
Certamente não vivemos num mundo perfeito. Particularmente nosso pais tem muita coisa para ser mudada. Aqueles com poder de decisão muitas vezes preferem a omissão fácil do que a coragem de tomar uma atitude necessária. Por isso tivemos lutas para obtermos um pouco de democracia: com ela o homem do povo pode ter sua voz ouvida. O episódio Geremia mostra de forma cabal isto: a mudança é possível, basta que tenhamos a coragem para lutar por ela.
Um antigo ditado diz que espadas são armas poderosas, mas certamente a palavra, usada sabiamente, tem mil vezes mais poder! O Senhor Geremia merece realmente ser cumprimentado pela coragem, pela demonstração de civismo e cidadania e mais importante de tudo, por demonstrar que mudanças são possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário