quarta-feira, 6 de setembro de 2023

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 Mudanças climáticas

 

O clima no planeta está mudando. Os verões estão ficando mais longos e mais quente e os invernos mais curtos e menos frios A onde de calor na Europa e no hemisfério norte é sem precedente. Aqui mesmo no extremo sul brasileiro estamos sentindo isto. Tivemos picos de frio neste inverno . é verdade, mas foram curtos e não tão extremos. Isto é consenso, não há como negar isto.

Wcalvin - Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0)

A mudança climática está ocorrendo em uma velocidade sem igual no registro paleontológico. Alguma ou várias razões  são responsáveis por isso. Para entender o fenômeno, precisamos ir para os primórdios da história humano, quando o ser humano deixa de ser um ser coletor, caçando e coletando vegetais  e passar a ser um "´sócio da natureza", plantando e se se dedicando a tarefas de pastoreio. Na verdade isto está registrado na Bíblia, no conflito entre Caim e Abel. Um conflito que historicamente só terminaria na Império Mongol (ci, 1.200 d.E.C), onde a aparente vitória mongol ao longo do continente afro-asiático acaba se tornando uma vitória final do sistema agro pastoril. Uma guerra entre agricultura e pastoreio que durou mais de 10.000 anos. Hoje o planeta está tomado por plantações e gado criado de forma "industrial" e estas guerras do passado se tornaram, como o próprio nome disse, guerras do passado.

 

 Public Domain

O problema do cultivo, particularmente do arroz no extremo Oriento, e do gado, mundo afora, é que os  ambos tem o hábitos; por motivos diversos, de liberar gás carbônico CO2  e metano CH4.Certamente uma fazenda, um latifúndio apenas que seja, não vai produzir algo que afete o planeta inteiro. O problema é que o conjunto destas unidades agropecuárias acabam por afetar globalmente o clima. Assim podemos ver claramente no registro histórico nas rochas  que o problema do aquecimento global começa, de formar ainda tímida, mas capaz de ser sentida , com o advento da agropecuária, bem antes da chamada Revolução Industrial, que começa cerca de 300 anos atrás.

Existem estudos que mostram que se não fosse  a agropecuária, o mundo estaria hoje em uma nova era do gelo, como no mundo dos nossos primos, hoje extintos, neandertais..

 

Public Domain

 Agravando o problema, cerca de 300 anos atrás tivemos o início da chamada Revolução industrial, onde o carvão vegetal, carvão mineral, petróleo, gás natural e e mesmo biomassa passaram a a ser usados em escala industrial gerando uma quantidade sem precedentes de CO2 (gás carbônico), um, gás capaz de provocar o chamado efeito estufa , aquecendo a atmosfera do nosso planeta.

 

 Public domain

O que é o efeito estufa? O nome vem das estufas de vidro que são usadas em instalações de de lugares frios para cultivo de plantas tropicais. Os raios solares entram pelos frios e são retidos pelos mesmos pois os raios infravermelhos são retidos pelos vidros, que deixam passar apenas os raios visíveis e ultravioletas.

 

 Public Domain

O gás carbônico acaba tendo exatamente este efeito na atmosfera. Pior, o CH4, gás metano, tem um efeito cerca de 30 vezes pior que os gás carbônico neste efeito estufa. Metano é liberado pelo gado, o qual que criamos de forma mais que extensiva planeta a fora. Para piorar a situação, existe uma forma aprisionada de metano chamada de hidrato de carbono, na Tundra ártica e siberiana, além de também nos fundo do oceanos, que vem sendo libertada de forma exponencial devido exatamente a este aquecimento liberal. O metano, uma vez liberado dura cerca de 10 anos na atmosfera até ser decomposto por reações complexas que não cabem neste artigo. Mas certamente a quantidade de metano aprisionada na forma de hidrato de carbono e que vem sendo liberada é praticamente inesgotável e uma solução terá de ser encontrada, se quisermos manter o planeta tal como o cochencemos. Existem vídeos de CH4 sendo libertado de lagos siberianos, pegando fogo na superfície do gelo. 

 Public Domain

 O aquecimento global é algo inevitável. A forma de minimizá-lo começa pela troca imediata de formas de produção de energia não renováveis tais como carvão e petróleo  por formas não renováveis tais como solar e eólica. A tecnologia para tal já existe e é plenamente , se não apenas, mais competitiva economicamente com as tradicionais não renováveis..

 

  Public Domain

 Encerro este artigo com um esperança de termos um futuro melhor, se tivermos juízo. Não temos outro planeta. Fala-se muito em colonizar outros corpos celestes no Sistema Solar e até além. Mas se não soubermos cuidar deste, como poderemos nos propor a cuidar de outros corpos, de formarmos colônias autossustentáveis, que não sejamos simples nuvens de gafanhotos a destruir todo o Meio Ambiente onde tocamos. 

 

 Professor Sérgio Meth Morgenbesser    

 

Para citar este artigo:

 Professor Sérgio Meth Morgenbesser, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, http://prof-sergiometh.blogspot.com/

 

2 comentários:

  1. É a realidade,nosso planeta está aquecendo cada ano que passa ,concordo em mudar urgentemente para energias renováveis: como a eólica e a solar.

    ResponderExcluir
  2. Se não mudarmos as nossas atitudes,o aquecimento global vai aumentar,concordo com o texto escrito pelo prof.Sérgio.

    ResponderExcluir